Informar e comunicar sobre alimentos e alimentação de forma responsável
Profissionais técnicos do setor agroalimentar sentem necessidade de informar e comunicar, mas acabam metendo os pés pelas mãos por não conhecerem adequadamente ferramentas e preceitos e estratégias de comunicação. Muitas vezes se deixam levar pelos modismos de comunicação e pelos famosos algoritmos das redes sociais e acabam, inocentemente, corroborando para uma inadequada e péssima informação para o público leigo e consumidores.
Comunicadores, por sua vez, desconhecem os meandros das ciências, incluso as ciências dos alimentos e da alimentação, as especialidades do setor agroalimentar, os jogos de poder, ego e competição, entre fontes de informação, e corroboram também para uma série de resultados nefastos da alimentação e consumo de alimentos por parte de leigos e consumidores.
Uma das soluções para esse problema é a conscientização dos profissionais envolvidos na divulgação de informações técnico-científicas relacionadas com alimentos e alimentação. Essa conscientização compreende profissionais do setor agroalimentar e comunicadores.
É evidente que a melhoria da qualidade das informações veiculadas não é suficiente, pois proporcionar as populações, meios para que elas possam exercer seu espírito crítico sobre a origem e o conteúdo destas informações, também é de extrema importância.
Por isso é que a Verakis idealizou, colocou em prática e oferece o curso online de “Capacitação em informação e comunicação digital sobre alimentos e alimentação“ com o intuito de preparar os profissionais e empreendedores do setor agroalimentar para comunicarem nas mídias digitais, sensibilizando-os para um trabalho editorial consciente, coerente com seus projetos, e de qualidade.
SOBRE O CURSO
A formação “A comida na boca do povo” é composta por 10 módulos de aprendizagem. Destes, 4 são obrigatórios e 6 opcionais, impactando a carga horária final de cada aluno.
Para obtenção do certificado europeu de educação continuada pelo CEDERUL da Universidade de Zaragoza em “Capacitação em informação e comunicação digital sobre alimentos e alimentação”, o aluno deve completar pelo menos 150 horas de formação = 4 módulos obrigatórios mais 2 módulos opcionais.
Carga Horária total: 140 horas
Distribuição da carga horária: 45% teórico-prático em sessões síncronas com os professores, 40% para criação do Projeto Final e 15% com mentorias para desenvolvimento do Projeto Final.
Edição 2023:
Vagas: 12
Local: Online, Plataforma Verakis Ensina
Data : De 23 de março a 02 de dezembro de 2023
Período: 3 horas às quintas-feiras, 3 horas às sextas-feiras e 2 horas aos sábados (1 ou 2 vezes por mês)
HORÁRIOS
- 15h às 18h às quintas e sexta-feiras, e 10h às 12h aos sábados
FORMATO: O curso é online. As apresentações são ao vivo, com interações com os professores.
- Será utilizado o Zoom para as transmissões ao vivo, e os links estarão disponíveis nesta plataforma do Verakis Ensina.
- Neste mesmo local ficarão também os vídeos das Apresentações Temáticas, textos, exercícios, dentre outros que cada formação e professor entender pertinente.
- Todas as sessões serão gravadas e ficarão disponíveis na plataforma por 3 meses.
- As apresentações serão em português.
- Cada aluno deverá criar um Projeto pessoal que será desenvolvido e construído durante o curso.
INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES
- Para o território brasileiro o pagamento pode também ser feito pela opção PIX. Solicite-nos maiores informações pelo email: [email protected]
- Certificado europeu de educação continuada pelo CEDERUL da Universidade de Zaragoza
Módulos Obrigatórios
O curso é composto por 4 cursos obrigatórios que irão abordar temáticas essenciais para a criação de um projeto de comunicação bem sucedido.
Os módulos obrigatórios irão abordar estratégia de comunicação e marketing, identidade visual e a escrita.
Estes módulos fazem parte do conteúdo exclusivo deste curso de capacitação: A Comida ponto com, A Comida pelo Olhar, A Comida pelas Palavras e Fontes de Informação.
A COMIDA PONTO COM
Carga Horária : 20 horas (10h Componente Teórica + 10h Componente Prática)
Data: 23,24,25,30,31 de março e 01 e 28 de abril
- Diferença entre comunicação e informação;
- Fake-news, intoxinformaçao, desinformação, e hiperinformação;
- Fundamento para estratégia de comunicação
- Comunicação na Era Digital
- Storytelling
- Características dos canais de comunicação da era digital
Professores: Juliana Grazini dos Santos e Adriano Andreghetto
A COMIDA PELO OLHAR
Carga Horária : 8 horas (6h Componente Teórica + 2h Componente Prática)
Data: 13, 14 e 15 de abril
- Identidade visual;
- Importância da comunicação visual
- “Papel” da comunicação visual
- Adequação dos sinais e signos visuais ao conteúdo.
Professor: Frederico Leonardo
A COMIDA PELAS PALAVRAS
Carga Horária : 8 horas (6h Componente Teórica + 2h Componente Prática)
Data: 04, 05 e 06 de maio
- Escrita digital
-
Escrita grande público
Professora: Fernanda Pompeu
FONTES DE INFORMAÇÃO
Carga Horária : 8 horas (6h Componente Teórica + 2h Componente Prática)
Data: 25, 26 e 27 de maio
- Fontes de informação sobre alimentos e alimentação: disponibilidade e abordagem;
- Fontes científicas : pesquisadores, revistas, congressos, bancos de dados, internet...;
- Pesquisas de mercado;
- Banco de dados;
Professores: Maria Claudia, Juliana Grazini dos Santos e Adriano Andreghetto
Módulos Opcionais
A Verakis tem a sua disposição uma oferta ampla de cursos complementares para a sua formação.
Para obtenção do certificado europeu de educação continuada pelo CEDERUL da Universidade de Zaragozade em “Capacitação em informação e comunicação digital sobre alimentos e alimentação”, o aluno deve completar pelo menos 140 horas de formação = 4 módulos obrigatórios mais 2 módulos opcionais.
Conheça a oferta dos cursos complementares que podem fazer parte da sua formação nesta capacitação!
ESCRITA ESPECIALIZADA: Escrita de divulgação científica
22, 23 e 24 de junho
Promover a incorporação e/ou aprimoramento de habilidades reflexivas práticas que contribuam para a elaboração de conteúdos próprios pelos participantes, buscando ampliar a sua capacidade de implementar estratégias de Divulgação Científica (DC) por meio de uma escrita eficaz e socialmente relevante.
Professora: Márcia Tait
Carga Horária: 4 horas (3h Componente Teórica + 1h Componente Prática)
ESCRITA ESPECIALIZADA: Escrita Gastronômica
22, 23 e 24 de junho
Apresentar o jornalismo gastronômico a partir de seu contexto histórico, além de mostrar o passo a passo da produção de um texto jornalístico, desde a pauta até a redação final e iniciar os participantes à escrita gastronômica.
Professora: Cintia Oliveira
Carga Horária: 3 horas (2h Componente Teórica + 1h Componente Prática)
A COMIDA NA FOTO
20, 21, 22, 28 e 29 de julho
Este módulo ter o objetivo de sensibilizar e ensinar empreendedores, profissionais e estudantes das áreas de alimentos e alimentação no processo criativo e construção de imagens para fotografia, para informarem e comunicarem adequadamente com o seu público.
Professora: Sheila Carvalho - Empório Fotográfico (SP)
Carga Horária: 12 horas (6h Componente Teórica + 6h Componente Prática)
A COMIDA PELA INFOGRAFIA
17, 18 e 19 de agosto
Este módulo pretende ensinar o desenvolvimento de infografias e a utilização de diferentes ferramentas para a argumentação, informação e orientação por meio da informação gráfica.
Professor: Renato Brandão
Carga Horária: 8 horas (6h Componente Teórica + 2h Componente Prática)
A COMIDA GRAVADA
08 e 09, 14 e 15, 22 e 23 de setembro
Neste Módulo os participantes aprendem a construir um roteiro, importantíssimo para a criação posterior de vídeos e podcasts, que são abordados por meio de técnicas e estratégias de sonoplastia e filmagem, cortes, edição e publicação.
Professores: Luiz Andreghetto, Vitor Otsuka e Guilherme Fiorentini
Carga Horária: 12 horas (9h Componente Teórica + 3h Componente Prática)
FOOD SKETCH
19, 20 e 21 de outubro
O objetivo deste módulo é ensinar e fazer praticar as técnicas de “sketching” como técnica de anotação e transmissão de conhecimento, para empreendedores , profissionais, pesquisadores e estudantes das áreas de alimentos e alimentação, informarem e comunicarem adequadamente com o seu público.
Professora: Tula Moraes
Carga Horária: 8 horas (6h Componente Teórica + 2h Componente Prática)
DIREÇÃO - A Comida na Boca do Povo
Conheça os diretores do curso de capacitação em informação e comunicação digital sobre alimentos e alimentação
JULIANA GRAZINI DOS SANTOS
Doutora em Informação e Comunicação/Jornalismo Científico/Popularização Científica pela Universidade de Paris 7(Denis -Diderot), Diretora da Verakis, vive há mais de 20 anos na França, onde pesquisa e desenvolve projetos de jornalismo científico, popularização da ciência e comunicação nas áreas de alimentos, alimentação e nutrição.
ADRIANO ANDREGHETTO
Consultor de Marketing Digital com foco no setor Agroalimentar e Turismo. É formado em Ciências dos Alimentos pela Universidade de São Paulo, e é Mestre em Marketing Digital pela Universidade Europeia (Lisboa). Durante sua carreira já trabalhou com projetos nas áreas de sustentabilidade e desperdício de alimentos, com projetos em Portugal, Suíça e Alemanha. Com mais de 10 anos de experiência nas áreas de Marketing, Comunicação e Marketing Digital, vive em Portugal desde 2017 e é atualmente sócio da agência GOMO Digital.
ALBERTO BERGA MONGE
Doutor em medicina veterinária pela Universidade de Zaragoza, Formado em Administração de Empresas.
É diplomado em desenvolvimento rural. Professor colaborador da Universidade de Zaragoza. Auditor da União Europeia e diretor da AMB Consulting.
APOIO:
LADIGE/INJC-UFRJ - Laboratório de Educação Alimentar e Humanidades
O LADIGE é um Laboratório de estudos e ações de Educação Alimentar e Nutricional (EAN) em versão digital, envolvendo ensino, pesquisa e extensão. A construção de saberes e materiais didáticos e técnicos do Instituto de Nutrição Josué de Castro da Universidade Federal do Rio de Janeiro têm acesso livre. O site visa divulgar e popularizar a ciência, que hoje mais do que nunca, é trilha necessária para o caminho de uma organização social justa com acesso Universal à Saúde (SUS) e à comida de qualidade (SAN): uma informação ética alimenta, educa e produz movimentos saudáveis em prol dos Direitos Humanos.
Motivos para fazer parte do A Comida na Boca do Povo
Entenda um pouco sobre a importância desta especialização para a sua vida profissional e para sociedade.
Quem apresenta é Maria Cláudia V. S. Carvalho, professora da Universidade Federal do Rio de Janeiro, coordenadora do laboratório Digital de Educação Alimentar e Humanidades e líder de pesquisa no CNPq do grupo LADIGE.