frutas_legumes_serge_le_strat_unsplash

A alimentação ética, ética da alimentação e suas controvérsias


Antes de olhar mais de perto a relação entre ética e alimentação, é interessante distinguir rapidamente a ética de sua irmã mais perturbadora, a moralidade. 

A ética é uma tentativa de pensar orientação em ação” segundo Jean-Philippe Pierron; “Ética é pensar em como que devemos agir» reformula à sua maneira Thomas Peltier; “A ética é uma prática, um saber fazer, um saber agir” define Stéphan Chenderoff . 

Num momento em que alguns extremistas antiespecistas do movimento vegano gostariam de impor sua forma de pensar sociedade como um todo, a distinção entre uma coação bastante coletiva e um conjunto de atos voluntários individuais são necessários, tanto mais em um campo onde o prazer também pode impor com força (e potencialmente se opor com força a certas formas de ética).

A ética alimentar é polimórfica e pode ser tanto sobre o aspecto econômico (“com um produto a esse preço, o produtor ganha a vida?”) do que no aspecto ecológico (locavorismo, curto-circuito, orgânico...) ou cultural. (La nécessaire éthique alimentaire, Jean-Jacques BOUTAUD e convidados)

A alimentação, pelos seus meios de produção, distribuição, armazenamento, e pelos hábitos de consumo, pode prejudicar os seres humanos e animais bem como a natureza, se não respeitarem os recursos naturais, não protegerem a natureza, não levarem à sério o direito à alimentação, não respeitarem o indivíduo, se comprometerem com o coletivo.

O engajamento efetivo para a produção de alimentos saudáveis, seguros, justos, a produção responsável e segura, e o acesso igualitário fazem parte da ética da alimentação.

Enquanto o consumo ético é definido e define quem consome, o que consome, como consome, onde consome, de quem consome, quando consome, quanto consome.

A alimentação ética é um tema controverso.

A alimentação ética e a ética da alimentação são temas imbuídos de controvérsias, conflitos de interesse, desinteresse, pudor e covardia e por isso devem ser discutidos e debatidos.

E é esse o objetivo de workshop : mostrar e discutir questões éticas da alimentação e do consumo de alimentos e apontar as controvérsias a fim de salientar a necessidade da ética da e na alimentação. 

Afinal de contas, comer é um direito humano.

Foto: Serge Le Strat on Unsplash

SOBRE O CURSO




O Workshop Online é composto por 5 sessões temáticas com 2 a 3 vídeos cada + um debate final, e contará com apresentações de professores e profissionais franceses e latinoamericanos.


Datas: De 04 a 09 de Julho de 2022 - Segunda à Sábado

Horário das Sessões Síncronas (Debates): 12h Brasil - 16h Portugal - 17h França

** A sessão de debate ao vivo do dia 08 de Julho irá ocorrer, excepcionalmente, as 9h Brasil - 13h Portugal - 14h França

Carga Horária: 12h

FORMATO:

  • O workshop é 100% online e tem uma componente no formato e-learning e outra com debates ao vivo.
  • As Apresentações Temáticas serão disponibilizadas em formato de vídeos (e-learning), seguidas de uma apresentação e discussão (ao vivo) com um debate entre os apresentadores de cada temática e os participantes. Estes momentos serão utilizados para dúvidas e discussão mais aprofundada sobre os conteúdos apresentados em vídeo.
  • As sessões de debate, serão 100% ao vivo (síncronas), com interações com os professores durante toda a sessão.
  • Horário das Sessões Síncronas (Debates): 12h Brasil - 16h Portugal - 17h França
  • ** A sessão de debate ao vivo do dia 08 de Julho irá ocorrer, excepcionalmente, as 9h Brasil - 13h Portugal - 14h França 
  • Será utilizado o Zoom para as transmissões ao vivo, e os links estarão disponíveis nesta plataforma do Verakis Ensina. Neste mesmo local ficarão também dos vídeos das Apresentações Temáticas.
  • Todas as sessões serão gravadas e ficarão disponíveis na plataforma por 3 meses.
  • As apresentações serão em francês e português, com tradução. Nossos tutores e colaboradores estarão disponíveis para auxiliar em caso de dúvidas, ajudar com o léxico básico.

INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES

  • Vagas: 30
  • Para o território brasileiro o pagamento pode também ser feito pela opção PIX. Solicite-nos maiores informações pelo email: [email protected]
  • Certificado europeu da Fundação Verakis.




CONTEÚDO E PROGRAMA DO CURSO



1.    Ética e alimentação (04 de Julho)

  •  O que é ética afinal de contas - Luiz Peres Neto (UAB - Espanha)
  •  Onde, quando e como a alimentação deixa de ser ética - Filipa Mello de Vasconcelos (ASAE - Portugal)

 2.  Ética e produção de alimentos (05 de Julho)

  •  Onde está a ética ou a falta dela na cadeia alimentar - Celso Vegro (SAS-SP - Brasil)
  • Produção do campo à mesa: a ética e a natureza, a ética e a mão de obra, ética e consumidores - Rui Rosa Dias (ISAG – Portugal)
  • Etnoconhecimemto: saberes e patentes - Paula Balduino de Melo (UFB - Brasil)

3.    Política de preços (06 de Julho)

  •  Macropolítica e políticas internacionais - Cristina Mello (ESPM - Brasil)
  •  Cadeia de valores e os famosos intermediários - Ondina Afonso (Sonae MC - Portugal)
  • Distribuidor final: o oligopólio das vendas - Filipe Sampaio (ISMAI - Portugal)

4.    Relações e jogos de poder (07 de Julho)

  •  Ciência, política e mercado - Edgard Morin (França)* e Diamantino Ribeiro (Portugal)
  •  Ética no mercado da informação e da comunicação - Igor Sacramento (Fiocruz - Brasil)
  • * O Prof Doutor Edgar Morin não irá participar da sessão de debate, ao vivo, no dia 07 de Julho.

5.  Ética da ciência (08 de Julho) **

  •  Ciências da obesidade : a ética da pesquisa - Jean Pierre Poulain (França)
  • Relação da ciência com os modismos agroalimentares - Maria Cláudia Soares Carvalho (Brasil)

6.    Debate: “Avanços e controvérsias científicas nas áreas de alimentos, alimentação e nutrição” (09 de Julho)

  • Caroline Rosanelli (PUCPR - Brasil)
  • Juliana Grazini (Verakis - França)
  • Julie Cavignac (UFRN - Brasil)
  • Paula Feliciano (Senac- Brasil)

Datas: De 04 a 09 de Julho de 2022 - Segunda à Sábado

** A sessão de debate ao vivo do dia 08 de Julho irá ocorrer, excepcionalmente, as 9h Brasil - 13h Portugal - 14h França








PT: Este curso está com as inscrições encerradas. Se tem interesse em novas turmas envie-nos um email para [email protected] -- FR: Les inscriptions pour cette formation sont closes. Si vous êtes intéressé par de nouvelles classes, envoyez-nous un e-mail à [email protected]

Corpo Docente - Oradores


É formado por convidados Verakis França, Portugal e Brasil.

Luiz Peres
Luiz Peres

Orador dia 04

Docente no Departamento de Jornalismo e Ciências da Comunicação da Universidade Autónoma de Barcelona (UAB). Pesquisadora do InCom (Instituto de Comunicação) e do Grupo Consolidado de Pesquisa em Comunicação e Cultura (SGR) da UAB. Possui graduação em Comunicação pela Universidade de São Paulo (2004, Brasil) e doutorado em Comunicação pelo Departamento de Ciência Política e Direito Público da UAB com bolsa FPI do Ministério de Ciência e Inovação (Espanha, 2006- 2010) e excelente cum laude. Prémio Extraordinário (Doutoramento) na Faculdade de Direito (UAB) e Menção Europeia no título de doutor. Realizou estágio de pré-doutorado no Departamento de Sociologia da City University London (Reino Unido) e pós-doutorado como Fulbright Fellow na Annenberg School for Communication, University of Pennsylvania (Estados Unidos). Entre 2012 e 2021 foi professor titular do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Consumo da ESPM (Brasil).

Filipa Mello de Vasconcelos
Filipa Mello de Vasconcelos

Oradora dia 04

Formada em em Tecnologia das Indústrias Agro-Alimentares e em Gestão; Pós-Graduada em Viticultura & Enologia e Pós-Graduada em Gestão da Qualidade e da Segurança Alimentar; da Croácia (2005).Foi coordenadora no Núcleo de Estudos e Planeamento da Área Alimentar (NEPAA/GTP); Chefe do Gabinete de Inspecção e Assuntos Internos (GIAI) , e Inspectora-Chefe da Delegação de Santarém. É representante de Portugal nas plataformas da EFSA: Focal Point network e no Advisory Forum, e é membro da Communication Expert Network (CEN). 

Celso Vegro
Celso Vegro

Orador dia 05

Diretor do Instituto de Economia Agrícola (IEA), órgão da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo. É engenheiro Agrônomo pela Escola Superior de Agricultura "Luíz de Queiróz" - USP/Piracicaba, com especialização em Sistemas Agrários pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Mestre em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Atua como Pesquisador Científico nível VI do Instituto de Economia Agrícola da Agência Paulista de Tecnologia para os Agronegócios da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo. Também consultor de órgãos nacionais e internacionais, como INCRA, FAO e Banco Mundial.

Rui Rosa Dias
Rui Rosa Dias

Orador dia 05

Doutor em Economia Agrária pela Escuela Técnica Superior de los Ingenieros Agrónomos de Madrid;

Especialista em Marketing Agro-Alimentar, Economia Agrária, e Comportamento de Consumo; General Manager en RBR Foods – Portugal; Professor adjunto do ISAG (Instituto Superior de Admnistração e Gestão); Professor convidado do Curso Internacional de Especialização em Empreendedorismo Marketing dos Alimentos – Verakis; Fundador do Movimento Slow Food no Porto – Portugal.




Paula Balduino de Melo
Paula Balduino de Melo

Oradora dia 05

Graduada em Ciências Sociais pela Universidade de Brasília (2005), mestre (2010) e doutorado (2015) em Antropologia Social pela Universidade de Brasília, com Sanduíche na Universidade Nacional da Colômbia. Tem experiência na área de Antropologia, com ênfase em Antropologia Rural, Antropologia das Relações Étnico-Raciais, das Populações Afro-latinas e do Gênero, bem como na área de Sociologia, com ênfase em Sociologia Rural, atuando principalmente nos seguintes temas: campesinato, agroecologia, relações de gênero e relações étnico-raciais. Atualmente é docente no Instituto Federal de Brasília, Campus Planaltina, nos cursos superiores de Agroecologia, Agronomia, na Licenciatura em Biologia e no curso de Ensino Médio Integrado em Agropecuária. Coordena o Núcleo de Estudos em Agroecologia, NEA Candombá, que realiza atividades de pesquisa e extensão junto a assentamentos rurais e outras comunidades do território de Planaltina e entorno. Integra o Laboratório de Antropologias da t/Terra e a Rede Experiência, Narrativas e Pedagogias da Resistência.

Cristina Mello
Cristina Mello
Oradora dia 06

Economista com doutorado em Economia de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas. Atualmente é pró reitora nacional de Pesquisa e Pós Graduação Stricto Sensu na Escola Superior de Propaganda e Marketing. Professora da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Foi visiting professor na Panthéon Sorbonne, Paris 1. É membro acadêmico do Committee of Global Business Conferences e do Conselho do Educamídia. Correspondente do Brasil na Associação Internacional dos Professores e Palestrantes Universitários (IAUPL), associação ligada à UNESCO.



Ondina Afonso
Ondina Afonso

Oradora dia 06

Licenciada em Engenharia Alimentar pela Escola Superior de Biotecnologia da Universidade Católica, Porto, Pós-Graduada em Wine Science pela Charles Sturt University, Austrália. É Presidente do Clube de Produtores Continente desde março de 2016 acumulando com o cargo de Diretora da Qualidade e Investigação, no MODELO CONTINENTE, SGPS, S.A. desde abril 2017. É também Presidente do Committee Food no EuroCommerce. Desde 2003 é avaliadora de Projetos Europeus de Investigação, Desenvolvimento e Tecnologia & Inovação na Direção Geral de Investigação e Inovação da Comissão Europeia, no âmbito do 6º e 7º Programas-Quadro e Horizonte 2020. Colabora também com entidades oficiais do Governo Irlandês, enquanto avaliadora de projetos de investigação e inovação.



Filipe Sampaio
Filipe Sampaio

Orador dia 06

Doutor em Gestão pela Universidade de Lancaster, UK, licenciado pela Faculdade de Economia da Universidade do Porto, consultor em marketing dos alimentos, e empresário agrícola em Portugal. É professor no Instituto Universitário da Maia - ISMAI. Investiga na área de Empreendedorismo, Inovação e Marketing. Enquanto docente, académico e investigador trabalhou em Portugal, no Reino Unido, no Chile, China e Finlândia. Tem estado sempre ligado ao mercado e às empresas, exercendo funções de consultor de gestão e estratégia. Incorpora conselhos científicos e de gestão em diversas empresas e associações.

Edgar Morin
Edgar Morin

Orador dia 07

Antropólogo, sociólogo e filósofo francês, Pesquisador emérito do CNRS (Centre National de la Recherche Scientifique). Formado em Direito, História e Geografia, realizou estudos em Filosofia, Sociologia e Epistemologia. Autor de mais de trinta livros, entre eles: O método (6 volumes), Introdução ao pensamento complexo, Ciência com consciência e Os sete saberes necessários para a educação do futuro.

Diamantino José Teixeira Ribeiro

Orador dia 07

Economista e consultor de diversas empresas. Mestre em Economia, Direito e Gestão. Licenciado em Economia, Gestão e Desenvolvimento de Recursos Humanos e Gestão de Empresas. Doutor em Economia na Universidade de Évora. Investigador do Centro de Estudos e Formação Avançada em Gestão e Economia da Universidade de Évora (CEFAGE-UE) e do Instituto Jurídico Portucalense (IJP). É autor do Livro “ A Pirâmide da Felicidade” 



Igor Sacramento
Igor Sacramento

Orador dia 07

Igor Sacramento é doutor em Comunicação e Cultura pela UFRJ e pesquisador em Saúde Pública na Fiocruz. É professor do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da  UFRJ e do Programa de Pós-Graduação em Informação e Comunicação em Saúde, do qual atualmente é coordenador. É também coordenador do Núcleo de Estudos em Comunicação, História e Saúde (Nechs/Fiocruz) e vem trabalhando recentemente temáticas como desinformação científica em saúde, representações culturais, discursos sobre corpo, saúde e doenças, memória social e produção de subjetividades e normatividades.

Jean Pierre Poulain
Dr. Jean Pierre Poulain

Orador dia 08

Sociólogo e antropólogo. Professor da Université de Toulouse Jean Jaurès. Chair of Food Studies na Taylor's Toulouse University Center (Malaysia). Autor dos livros “Sociologia da Alimentação” e “Sociologia da Obesidade”, entre outros. Colabora com a Verakis desde 2010.

Maria Cláudia Soares Carvalho
Maria Cláudia Soares Carvalho

Oradora dia 08

Nutricionista pela UFRJ, Mestre em Saúde Coletiva pela UFRJ/ IESC, Doutora em Saúde Coletiva pela UERJ/IMS, Pós-Doutorada em Comunicação pelo PPG COM / ESPM-SP. Professora adjunta. Coordenadora do LADIG’E Laboratório núcleo de estudos e ações de educação alimentar e nutricional em versão digital – núcleo de projetos extensionistas em comunidades escolares. Membro permanente no Programa de Pós Graduação em Nutrição / UFRJ e no Programa de Pós-Graduação em Alimentação, Nutrição e Saúde INU / UERJ. Pesquisadora do NECTAR (Nucleo de Estudos em Alimentação e Cultura / UERJ e do GPECC (Grupo de Pesquisa das Ciências da Comunicação / ESPM-SP). Membro da REDE NAUS (Rede Ibero-Americana de Pesquisa Qualitativa em Alimentação e Sociedade). Área de Alimentação, Nutrição e Saúde Coletiva com ênfase em comunicação, educação e cultura.



Juliana T. Grazini dos Santos

Oradora Debate dia 09

Doutora em Informação e Comunicação/Jornalismo Científico/Popularização Científica pela Universidade de Paris 7(Denis -Diderot), Diretora da Verakis, vive há mais de 20 anos na França, onde pesquisa e desenvolve projetos de jornalismo científico, popularização da ciência e comunicação nas áreas de alimentos, alimentação e nutrição.

Paula de Oliveira Feliciano

Oradora Debate dia 09

Mestre em Culturas e Identidades Brasileiras pelo IEB/USP, graduada em Gastronomia e pós-graduada em Docência para o Ensino Superior pelo Centro Universitário Senac. Chefe de Projetos Verakis Brasil e Gerente Internacional Verakis. Atua há 10 anos como professora nos cursos de graduação e pós-graduação em Gastronomia no Centro Universitário Senac Campos do Jordão, onde leciona disciplinas relacionadas à regionalismo, pesquisa de ingredientes e sustentabilidade. Foi bolsista no programa de estágio da Fundació Alícia/ Espanha, centro de pesquisa em cozinha, sustentabilidade e impacto social e estagiária no Observatori d'Alimentació da Universitat de Barcelona (ODELA-UB), desenvolvendo atividades na linha de pesquisa Turismo Gastronômico.

Julie Cavignac
Julie Cavignac

Oradora Debate dia 09

Professora do Departamento de Antropologia Social da Ufrn e conselheira de franceses no exterior (Brasil 1) e autora do livro coletivo “Ensaios sobre a antropologia da alimentação” com Ellen Woortmann

Caroline Rosanelli
Caroline Rosanelli

Oradora Debate dia 09

Nutricionista. Pós-doutora pela Cátedra Unesco em Bioética da Universidade de Brasília. Professora do Programa de Pós-graduação em Bioética da Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Brasil. Professora visitante do Doutorado em Humanidades da Universidade Católica de Moçambique. Pesquisa temas sobre saúde pública, bioética e populações vulneráveis. 

APOIO: CIRS - "Cultura, Identidade e Representações Simbólicas" da UFRN



CIRS - "Cultura, Identidade e Representações Simbólicas" é um grupo de pesquisa criado em 1993 e que reune professores e alunos da UFRN (Universidade federal do Rio Grande do Norte) que trabalham com os temas: manifestações culturais, às práticas religiosas, às formas de organização social e de sociabilidade, às representações simbólicas, à memória, ao patrimônio e à identidade, com recortes aproximados da antropologia, história e sociologia. 

Saiba mais

APOIO:
LADIGE/INJC-UFRJ - Laboratório de Educação Alimentar e Humanidades



O LADIG’E é um Núcleo de estudos e ações de Educação Alimentar e Nutricional que tem como objetivo a construção de saberes e materiais didáticos e técnicos com acesso livre, em versão digital e ecológica. Os estudos são desenvolvidos coletivamente, em equipe, e buscam a popularização da ciência, mediando e construindo novos saberes orquestrados por um ser humano criativo e potente para mudanças sociais. Compomos uma rede digital de comunicação aberta com pesquisadores em diferentes estágios de conhecimento, do ensino fundamental a altos estudos.

Saiba mais