A informação sobre alimentos e alimentação e suas controvérsias


A propagação de informações múltiplas, incoerentes, inadequadas, erradas, descontextualizadas, rasas, mentirosas e pseudo-científicas acabam incentivando ou motivando a aquisição de novos hábitos alimentares, o consumo e a ingestão de alimentos, nem sempre adequados ao indivíduo e, algumas vezes onerosos, desenvolvimento de produtos e estratégias de marketing insólitos e inconsistentes, preconceitos de setores e produtos agroalimentares, e desvalorização das ciências dos alimentos, da alimentação e da nutrição e desdém dos esforços de todos os atores da cadeia agroalimentar. 

Dentro e fora dos 'Sistemas agroalimentares' a confusão entre informação e comunicação, popularização científica, legitimidade, necessidade e dever de informar ou comunicar e fontes de informação é grande.

O tema da informação e comunicação sobre alimentos e alimentação é complexa e pode mesmo se tornar delicada. 

Precisamos informar, mas quem ? Como? Onde? Quando? E sobretudo, porque ? 

O objetivo desse Workshop é discutir sobre essas questões, e quem sabe imaginar uma estratégia de colaboração, cooperação e regulamentação entre os pares, e entre especialistas e comunicadores para melhorar a qualidade das informações que veiculam para e entre o grande público. 

Foto: Por AtlasComposer - Envato

SOBRE O CURSO



O Workshop Online é composto por 5 sessões temáticas com 2 a 3 vídeos cada + um debate final, e contará com apresentações de professores e profissionais franceses e latinoamericanos.


Datas: De 29 de maio a 03 de junho de 2023 - Segunda à Sábado

Horário das Sessões Síncronas (Debates):

  • De 29 a 31 de Maio e 02 de Junho: 12h Brasil - 16h Portugal - 17h França
  • 01 e 03 de Junho: 10h Brasil - 14h Portugal - 15h França

Carga Horária: 12h

FORMATO:

  • O workshop é 100% online e tem uma componente no formato e-learning e outra com debates ao vivo.
  • As Apresentações Temáticas serão disponibilizadas em formato de vídeos (e-learning), seguidas de uma apresentação e discussão (ao vivo) com um debate entre os apresentadores de cada temática e os participantes. Estes momentos serão utilizados para dúvidas e discussão mais aprofundada sobre os conteúdos apresentados em vídeo.
  • As sessões de debate, serão 100% ao vivo (síncronas), com interações com os professores durante toda a sessão.
  • Será utilizado o Zoom para as transmissões ao vivo, e os links estarão disponíveis nesta plataforma do Verakis Ensina. Neste mesmo local ficarão também dos vídeos das Apresentações Temáticas.
  • Todas as sessões serão gravadas e ficarão disponíveis na plataforma por 3 meses.
  • As apresentações serão em francês e português, com tradução. Nossos tutores e colaboradores estarão disponíveis para auxiliar em caso de dúvidas, ajudar com o léxico básico.

INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES

  • Vagas: 30
  • Para o território brasileiro o pagamento pode também ser feito pela opção PIX. Solicite-nos maiores informações pelo email: [email protected]

Certificado europeu da Fundação Verakis.



CONTEÚDO E PROGRAMA DO CURSO

1.    Necessidade e legitimidade da informação sobre alimentos e alimentação.  

  • Informação na era da comunicação, existe ? - 💬 Eneus Trindade Barreto Filho - ECA/USP - BR
  • O que, por que a para que o público leigo precisa ser informado sobre alimentos e alimentação. - 💬 Filipa Mello Vasconcelos – ASAE - PT
  • Informação e educação alimentar. - 💬 Maria Cláudia Carvalho – UFRJ – BR

 2.  Necessidade e legitimidade da informação e comunicação no e do setor agroalimentar 

  • Informação entre os pares e a (des)valorização do setor agroalimentar. - 💬 Alexandre Novachi – ABIA – BR
  • Quem e como deve e deveria informar e/ou comunicar no e sobre o setor agroalimentar - 💬 Adriano Andreghetto - GOMO Digital - PT

3.    Popularização técnico científica sobre alimentos e alimentação 

  •  Importância, riscos e cuidados da popularização cientifica sobre alimentos e alimentação - 💬 Baudouin Jurdant – Université de Paris VII – FR
  • Fontes de informação: porque saber distingui-las e interpretá-las - 💬 Eduardo Spers -Esalq/USp - BR

4.  Ética da informação  

  • Produção da ignorância - 💬 Jelson Oliveira
  • “Washing” , fantasias, ilusões. - 💬 Flávia Milagres Campos - CONSEA Rio de Janeiro
  • A filosofia da “open science”: ultrapassando a barreira epistemológica - 💬 Jean Pierre Poulain - Université de Toulouse Jean Jaurès - FR

5.    Desinformação e Infoxicação sobre alimentos e alimentação 

  • Entre informação e desinformação - 💬 Luiz Peres-Neto - UAB - ES
  • Foodbashing, Agribashing : quais sãos as motivações - 💬 Alberto Berga – Universidad de Zaragoza – ES 
  • Banalização Gourmet - 💬 Ana Luisa Salles - PT

6.    Debate: “A guerra da informação sobre alimentos e alimentação : comunicadores, marcas, cientistas, academias, “influencers”, apaixonados, amadores...” 

  • Caroline Rosaneli - PUCPR - BR
  • Juliana Grazini - Verakis - Verakis - FR
  • Maria Cláudia Carvalho - UFRJ - BR
  • Paula Feliciano - SENAC - BR



Escolha sua forma de pagamento.

(opções de pagamento em Reais e Euros)



Eneus Trindade Barreto Filho

Orador dia 29 de Maio


Graduado em Comunicação Social Publicidade e Propaganda pela Universidade Federal de Pernambuco (1995), Mestre e Doutor em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (2003), Pós- doutorado em Antropologia Visual pela Universidade Aberta de Portugal, Livre-docência em Ciências da Comunicação pela USP, Estágio Pós-doutoral na condição de professor convidado para a Chair Numeratie Publicitaire do CELSA Sorbonne Universités Paris -FR, Projeto TransNum. Atualmente é professor da Universidade de São Paulo (USP), na Escola de Comunicações e Artes (ECA).

Filipa Mello de Vasconcelos

Oradora dia 29 de Maio


Doutoranda em Estudos Globais, formada em Tecnologia das Indústrias Agro-Alimentares e em Gestão; Pós-Graduada em Viticultura & Enologia e Pós-Graduada em Gestão da Qualidade e da Segurança Alimentar. Perita da Comissão Europeia (DG-ENLARG) em Missões de Pré-adesão à U.E. nos Balcãs ( Eslovénia, Bulgária, Antiga República Jugoslava da Macedónia e Croácia), além de Missões de Inspeção no Reino Unido e Países Baixos, no sector vitivinícola ( DG-AGRI), de 2000 a 2005. Foi coordenadora do Núcleo de Estudos e Planeamento da Área Alimentar (NEPAA/GTP), Chefe do Gabinete de Inspecção e Assuntos Internos (GIAI) e Inspectora-Chefe da Delegação de Santarém. É representante de Portugal nas plataformas da EFSA: Focal Point network, Advisory Forum, e membro da Communication Expert Network. É Subinspectora-Geral da ASAE desde Julho de 2015.





Maria Cláudia Soares Carvalho

Oradora dia 29 de Maio e do Debate de 03 de Junho

Nutricionista pela UFRJ, Mestre em Saúde Coletiva pela UFRJ/ IESC, Doutora em Saúde Coletiva pela UERJ/IMS, Pós-Doutorada em Comunicação pelo PPG COM / ESPM-SP. Professora adjunta. Coordenadora do LADIG’E Laboratório núcleo de estudos e ações de educação alimentar e nutricional em versão digital – núcleo de projetos extensionistas em comunidades escolares. Membro permanente no Programa de Pós Graduação em Nutrição / UFRJ e no Programa de Pós-Graduação em Alimentação, Nutrição e Saúde INU / UERJ. Pesquisadora do NECTAR (Nucleo de Estudos em Alimentação e Cultura / UERJ e do GPECC (Grupo de Pesquisa das Ciências da Comunicação / ESPM-SP). Membro da REDE NAUS (Rede Ibero-Americana de Pesquisa Qualitativa em Alimentação e Sociedade). Área de Alimentação, Nutrição e Saúde Coletiva com ênfase em comunicação, educação e cultura.

Alexandre Novachi

Orador dia 30 de Maio

Farmacêutico Bioquímico e Bacharel em Direito com 30 anos de experiência na gestão de Assuntos Regulatórios e Científicos desenvolvida em empresas multinacionais de grande porte como Danone, Unilever, Mondelez e Nestlé com importante atuação junto às Associações de Classe como ABIA, ABIAD, GENE e organizações científicas como ILSI e órgãos reguladores como ANVISA, Ministério da Agricultura, InMetro e outros.

Atualmente ocupa a posição de Diretor de Assuntos Regulatórios e Científicos da ABIA, coordenando ações nas mais importantes frentes de discussões regulatórias locais, regionais e internacionais, com destaque para ANVISA e Ministério da Agricultura, Mercosul e Codex Alimentarius.

Adriano Andreghetto

Orador dia 30 de Maio

Consultor de Marketing Digital nas áreas de alimentos e nutrição. É sócio da agência de web GOMO Digital (Portugal) e professor no ESTG-IPP (Portugal).

É formado em Ciências dos Alimentos pela ESALQ/USP, possui um MBA em Marketing Estratégico e é Mestre em Marketing Digital pela Universidade Europeia (Lisboa) cujo tema da dissertação é “A procura por informação sobre alimentação saudável nos media digitais”. Durante sua carreira também já trabalhou com projetos nas áreas de sustentabilidade e desperdício de alimentos, com projetos em Portugal, Suíça e Alemanha.


Baudouin Jurdant

Orador dia 31 de Maio

Especialista em questões de ciência popular, professor emérito de ciências da informação e comunicação na Universidade de Paris Diderot. É doutor de 3º ciclo em psicologia (Os problemas teóricos da popularização científica, Estrasburgo 1973, publicado em 2009) e Doutor de Estado em Estudos da Ciência (Escrita, dinheiro e conhecimento, Estrasburgo 1984, inédito).

Eduardo Eugenio Spers

Orador dia 31 de Maio

Pós-doutor pela Wageningen University (WUR), Holanda e doutor em administração de empresas pela Universidade de São Paulo (USP). Professor Titular da Universidade de São Paulo, campus Esalq. Coordenador do Projeto de Marketing MarkEsalq. Os interesses de pesquisa são comportamento do consumidor, marketing e gestão estratégica aplicados aos setores de Alimentos-Agribusiness e Varejo.

Jean Pierre Poulain

Orador dia 01 de Junho

Sociólogo e antropólogo, professor da Université de Toulouse Jean Jaurès, Chair of Food Studies na Taylor's Toulouse University Center (Malaysia) e autor do livro Sociologia da Alimentação e Sociologia da Obesidade, dentre outros, colabora com a Verakis desde 2010.

Flávia Milagres Campos

Oradora dia 01 de Junho

Nutricionista e Mestre em Nutrição pela UFV, Doutora em Ciências pela UERJ. Docente permanente no Programa de Pós-Graduação em Segurança Alimentar e Nutricional /UNIRIO. Pesquisadora associada da Rede Ibero-Americana de Pesquisa Qualitativa em Alimentação e Sociedade (REDE NAUS) e Conselheira do Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional da cidade do Rio de Janeiro (CONSEA-Rio de Janeiro).

Jelson Oliveira

Orador dia 01 de Junho

Professor do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da PUCPR, onde atua na linha de pesquisa em ética e filosofia política. É pesquisador do CNPq, com pós-doutorado na University of Exeter (Reino Unido) e na Université Catholique de Louvain (Louvain-la-Neuve, Bélgica). É autor de diversos artigos e livros, entre os quais estão A solidão como virtude moral em Nietzsche (Champagnat, 2010); Para uma ética da amizade em Friedrich Nietzsche (7Letras, 2011) e Negação e Poder: do desafio do niilismo ao perigo da tecnologia (EDUCS, 2018); A filosofia vai ao museu: aprender e ensinar filosofia com arte (EDUCS, 2021).

Luiz Peres-Neto

Orador dia 02 de Junho

Docente no Departamento de Jornalismo e Ciências da Comunicação da Universidade Autónoma de Barcelona (UAB). Pesquisadora do InCom (Instituto de Comunicação) e do Grupo Consolidado de Pesquisa em Comunicação e Cultura (SGR) da UAB. Possui graduação em Comunicação pela Universidade de São Paulo (2004, Brasil) e doutorado em Comunicação pelo Departamento de Ciência Política e Direito Público da UAB com bolsa FPI do Ministério de Ciência e Inovação (Espanha, 2006- 2010) e excelente cum laude. Prémio Extraordinário (Doutoramento) na Faculdade de Direito (UAB) e Menção Europeia no título de doutor. Realizou estágio de pré-doutorado no Departamento de Sociologia da City University London (Reino Unido) e pós-doutorado como Fulbright Fellow na Annenberg School for Communication, University of Pennsylvania (Estados Unidos). Entre 2012 e 2021 foi professor titular do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Consumo da ESPM (Brasil).

Alberto Berga Monge

Orador dia 02 de Junho

Médico veterinário espanhol, professor colaborador da Universidade de Zaragoza, auditor da União Europeia e diretor da AMB Consulting.

 Ana Luisa Salles

Oradora dia 02 de Junho

Head Chef do Café Janis e Palma Cantina (Portugal), tem quase 20 anos de experiência em Gastronomia, foi Coordenadora e Professora nos Cursos de Gastronomia da UMF/FASE (RJ), SENAC RIO (RJ), UFRJ (RJ) e IBMR (RJ).

Caroline Rosanelli

Oradora do Debate de 03 de Junho

Nutricionista. Pós-doutora pela Cátedra Unesco em Bioética da Universidade de Brasília. Professora do Programa de Pós-graduação em Bioética da Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Brasil. Professora visitante do Doutorado em Humanidades da Universidade Católica de Moçambique. Pesquisa temas sobre saúde pública, bioética e populações vulneráveis

Juliana Grazini dos Santos

Oradora do Debate de 03 de Junho

Doutora em Informação e Comunicação/Jornalismo Científico/Popularização Científica pela Universidade de Paris 7(Denis -Diderot), Diretora da Verakis, vive há mais de 20 anos na França, onde pesquisa e desenvolve projetos de jornalismo científico, popularização da ciência e comunicação nas áreas de alimentos, alimentação e nutrição.

Paula Feliciano

Oradora do Debate de 03 de Junho

Mestre em Culturas e Identidades Brasileiras pelo IEB/USP, graduada em Gastronomia e pós-graduada em Docência para o Ensino Superior pelo Centro Universitário Senac. Chefe de Projetos Verakis Brasil e Gerente Internacional Verakis. Atua há 10 anos como professora nos cursos de graduação e pós-graduação em Gastronomia no Centro Universitário Senac Campos do Jordão, onde leciona disciplinas relacionadas à regionalismo, pesquisa de ingredientes e sustentabilidade. Foi bolsista no programa de estágio da Fundació Alícia/ Espanha, centro de pesquisa em cozinha, sustentabilidade e impacto social e estagiária no Observatori d'Alimentació da Universitat de Barcelona (ODELA-UB), desenvolvendo atividades na linha de pesquisa Turismo Gastronômico.